09:55
0
Vereadora da base de apoio do prefeito Zenaldo Coutinho; Eduarda Louchard, usa festas patrocinadas pela Prefeitura de Belém para promoção pessoal. Esse tipo de conduta é questionado por especialistas em direito público. 

Todo ano, o foco da vereadora são as festas juninas promovidas pela prefeitura no distrito de Mosqueiro. 
  O evento acontece todo ano na Praça da Matriz e Carananduba. Forro Ilha, como é conhecido.  Outro fato agravante; é o prêmio dado a quadrilha junina ganhadora do festival, que por sinal indicia uma grave promoção pessoal da vereadora, uma vez que sua imagem e logo de eleição são usados como enfeite ornamental da festa.

 Muitos classificam essa ação como assistencialista já que esse dinheiro poderia ser usado em infraestrutura, saúde e educação e não utilizados para colaborar com a promoção pessoal de certas pessoas.
 Outro detalhe é o uso da ONG Viva Mosqueiro  comandada pelo casal Louchard que  pode estar sendo usada como fachada para essa prática.

 Tentamos entrar em contato com a Fumbel, órgão responsável pela realização do evento, mas não conseguimos, não chama ou nunca atendem o telefone. 

“Dinheiro Público é coisa séria” 

 “Os vereadores e a prefeitura têm que seguir os princípios da administração, da legalidade e moralidade. A participação em festas pode ser contestada”. 

E a legalidade o que diz? 

Público x privado
Eventos públicos exigem cuidado de vereadores para não cometer irregularidades.

 Materiais 
Não é permitido usar o dinheiro público para promoção pessoal, como colocar a foto do vereador em materiais de divulgação de eventos públicos. 

Equipamentos 
Não se pode usar equipamentos nos eventos, como palanques e veículos, para se promover.

Contato 
O contato de vereadores com a população em festas e eventos públicos é permitido.  No entanto o uso de qualquer expressão midiática que faça referência a eleição do mesmo é proibido. Punições: Multa, cassação do mandato e suspensão dos direitos políticos por até 8 anos.