11:10
0
Enquanto a população cresceu de forma vertiginosa na ilha, o planejamento não acompanhou essas mudanças. Hoje, a realidade de mosqueiro é marcada por carência de linhas que cheguem a todos, deficiência no atendimento da demanda e uma precária reserva de opções de linhas e trajetos que facilitem o ir e vir. “Identificamos a elitização dos transportes públicos e, como consequência, os impactos que estas decisões provocam em outros espaços urbanos.”, afirmo, acrescentando que hoje, “Alguns Bairros estão praticamente ilhados”.
“Farei um breve relato dos problemas de transporte em Mosqueiro, mas especificamente nas localidades da rodovia PA, Baia do Sol e adjacências. Vim para Mosqueiro com 14 anos de idade e conheço mais do que ninguém todos os gargalos e questões que envolvem o transporte no distrito.
No bairro haviam linhas que foram descontinuados para favorecer os empresários de ônibus ou simplesmente desapareceram devido a falência de uma empresa que faziam as linhas até 2010 “Beiradão”.
 Fazendo com que a população acreditasse que essa era a melhor opção a prefeitura municipal de Belém na época do comandada Prefeito Duciomar Costa sugeriu que uma cooperativa ineficiente e precária tomasse conta do serviço. Por causa da influência que eles tinham e continuaram tendo entre os grupos que se revezam no poder na Cidade Belém, os moradores de mosqueiro foram obrigados a utilizar o transporte coletivo da empresa Transuni como transporte de massa.
A empresa se instalou em mosqueiro há cerca de dois anos, mas pouco contribuiu para o progresso de Mosqueiro. A população, ao longo dos anos, aumentou de forma vertiginosa. Os bairros que se situam as margens da rodovia PA são os mais prejudicados. Mas o estigma de famílias de classe média permaneceu e, por isso, a população atual ainda sofra com a extorsão em todos os níveis. Os preços dos serviços são altos e o retorno é mínimo.
 Os anos vão passando e nada é feito para contornar esse problema.A atual prefeitura de Belém que é gerida pelo Prefeito Zenaldo Coutinho com a tentativa de atenuar os ânimos da população, legalizou o transporte alternativo de vans, o único problema é que as organizações das cooperativas de vans não possuem uma administração séria e perspicaz, que acaba fazendo com que o problema continue assolando a população.